top of page

O QUE É PSICOTERAPIA?

É um processo terapeutico, o qual proporciona que o inidviduo conheça seus sistemas, tendencias, reações e percepções frente situações ou ocorrencias de sua vida. Podemos realizar o processo para eliminar sentimentos indesejados ou para adquirir estados que se encontram distantes neste momento (conseguir casar, conseguir se tornar um líder, etc).

Através da tecnica cognitiva-comportamental, Paola acessa as tendencias comportamentais presentes no padrão de atuação do cliente. A terapeuta estimula o cliente a raciocinar e encontrar uma saída para sua sensação indesejada e ameniza os sentimentos negativos, de acordo com a solicitação do cliente na primeira sessão. Seu método inclui alteração de crenças disfuncionais (pensamentos que atrapalham o raciocinio adequado do cliente), análise das contingencias (o ambiente, como o cliente se comporta e o que obtem de resultados com estes comportamentos) e acompanhamento para as mudanças necessárias (o que o cliente decide alterar para obter resultados que ele determinou). 

Paola trabalha de forma interativa, sendo seu cliente o responsavel pela mudança. 

Psicologia comportamental

 

Inspirado pelo behaviorismo filosófico, Burrhus F. Skinner publicou, em 1953, o livro Science and Human Behavior. A publicação desse livro marca o início da corrente comportamentalista conhecida como behaviorismo radical.

O behaviorismo radical foi desenvolvido como uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano. O behaviorismo radical seria uma filosofia da ciência do comportamento. Skinner jamais negou em sua teoria a existência dos processos mentais (eles são entendidos como comportamento), mas afirma ser improdutivo buscar nessas variáveis a origem das ações humanas, ou seja, os eventos mentais não causam o comportamento das pessoas, os eventos mentais são comportamentos e são de natureza física. 

Desse modo, o behaviorismo radical propõe um modelo de condicionamento probabilístico, pois a maior parte dos comportamentos humanos são construidos.

Comportamentalistas, por crerem que todo comportamento é conseqüência de condicionamento, geralmente rejeitam a ideia de habilidades inatas aos organismos. Todo comportamento seria aprendido através de condicionamento.

Estados internos (pensamentos, sentimentos) tambem são comportamentos, de modo que só seriam válidos como comportamentos a serem explicados.

A grosso modo, podemos resumir este conceito da seguinte forma: o comportamento tem probabilidade de acontecer dada sua relação com os fenômenos anteriores e posteriores.

Em outras palavras: um comportamento vai ser controlado pelo que aconteceu antes e pelo que pode acontecer depois. Por exemplo, posso adorar comer chocolate. Mas se antes de comer chocolate, eu tiver comido muito chocolate, se você me oferecer – mesmo gostando muito de chocolate – provavelmente eu não vou aceitar.

Psicologia Cognitiva

 

 

Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Inconscientemente desde crianças vamos construindo nossas percepções, aprendizados, recordações e pensamentos, com base nas experiências que vivenciamos, e isso segue por toda a vida. A Psicologia Cognitiva defende que a partir deste processamento cognitivo das informações recebidas e dos registros destas, pautamos nossas ações. 

 

A terapia cognitiva tem por princípio fundamental que a maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influencia a maneira como eles se sentem e se comportam.

Um dos seus objetivos principais é organizar uma mudança ativa de pensamentos que modifiquem o sofrimento, buscando produzir uma forma mais realista de percepção do ambiente e gerando esquemas de comportamento que sejam mais bem adaptados. É muito comum o uso de técnicas derivadas de outras áreas do conhecimento, como a dialética, técnica da seta descendente, registro de pensamentos disfuncionais e outras técnicas psicológicas especialmente desenvolvidas para esse fim.

PORTANTO, É ATRAVÉS DAS ALTERAÇÕES DA COGNIÇÃO (NÃO O SIGNIFICADO DE MENTE, MAS DE PROCESSO DE PENSAR) E DOS AJUSTES COMPORTAMENTAIS QUE PAOLA AUXILIA SEUS CLIENTES A ATINGIREM SEU OBETIVO NA TERAPIA. 

Conheça a Psicologa Paola
bottom of page