top of page

Como destruimos nossa vida sem perceber

Às vezes parece que a nossa vida não está indo bem e estamos prontos para mudar tudo, mas não sabemos o quê. 

 

 Muitas vezes, começamos a planejar nossa vida na escola e adolescencia. Escolhemos um emprego e, mesmo se não gostamos muito do plano que traçamos para nossas vidas, seguimos o fluxo, porque já dedicamos tempo a essas escolhas. Por seguir o fluxo, um dia acordamos imersos na mais profunda depressão; um dia sentiremos que há algo que nos pressiona e não nos deixa viver, mas não saberemos do que se trata. Assim, destruímos nossa vida: paramos de avaliar  o que é importante, o que queremos, o que precisamos realmente fazer e o que pode ficar para depois.

Destruímos nossa vida escolhendo a pessoa errada. 

Acreditem, o chamado amor que ’nasce’ por conveniência, que floresceu pela necessidade de dormir com alguém, que está lá para satisfazer nossa necessidade de atenção e não os nossos verdadeiros sentimentos, não é o tipo de amor que vai nos inspirar a acordar às 6h da manhã e abraçar a pessoa que dorme ao lado. Tente encontrar esse amor que faz de você uma pessoa melhor. Não fique cego com um ’não quero dormir sozinho’. Passe algum tempo com você mesmo, coma sozinho, durma sozinho e, dentro de algum tempo, você encontrará coisas novas e interessantes sobre você, coisas de que nem suspeita. Você vai crescer como pessoa e encontrará o que lhe inspira, vai ser o único a dominar seus sonhos e crenças. Quando finalmente encontrar aquela pessoa que faça cada uma das células do seu corpo dançar, se sentirá confiante com ele ou com ela, porque tem confiança em si mesmo. O verdadeiro amor é uma das coisas mais maravilhosas que seu coração pode sentir. Afinal, o verdadeiro amor é aquele que soma com você, que caminha com seus objetivos, que te acalma quando precisa, que te cobra quando precisa. 

Destruímos nossa vida ao permitir que o passado tenha controle sobre nós

Decepções, frustrações, dias em que você se sente inútil...ão devemos permitir que nos controlem. Se você permitir que cada situação desagradável se torne o prisma que define sua percepção das coisas, verá o mundo de forma negativa e incorreta. E, se você permitir isso, corre o risco de ficar parado num mesmo lugar por anos, por estar convencido, por exemplo, de que é estúpido; de deixar passar o amor, porque você sente que a sua ex lhe deixou por não ser bom o suficiente e agora você não acredita em mulheres (ou nos homens). É como um círculo vicioso. Se não se der a oportunidade e deixar o seu passado para trás, então você vai continuar a ver o mundo através da janela suja do passado. O passado está presente em nossas vidas para lembrarmos do que funcionou e do que nao funcionou. Aprenda com o seu passado repita o que quer aconteça novamente e preste atenção no que nao quer que aconteça novamente e interrompa. Vejo pessoas que reclamam do que nao querem que aconteça novamente, mas repetem os mesmos atos. Se abrir as mesmas portas, verá os mesmos comodos da casa. 

Destruímos nossa vida quando nos comparamos com os outros. 

Estamos presos na avaliação do que o outro conseguiu e eu nao, do que as pessoas mostram sentir e eu não. Porém, as pessoas são difenretes e nunca poderemos usar um "medidor" como este para determinar se nossas vidas estão de acordo ou não. Os sonhos de seu irmão não é o mesmo sonho seu, por isso, ele vai se comportar diferentes, vai ter conquistas diferentes e ter uma vida de acordo com os sonhos dele. Planeje a sua. O melhor "medidor" é o seu foco no que tem como objetivo e não o foco no que os outros estão fazendo. Para saber se está no caminho certo, avalie o que quer conseguir e onde quer chegar e se as atitudes que desempenha hoje estão alinhas com estes objetivos.

pessoas diferentes.jpg

Destruímos nossa vida ao nos privar das emoções. 

Deixar de viver por temer sentir coisas ruins tambem anula a possibilidade de sentir coisas boas. Viva, considerando seu passado (isso mesmo, sua escola da vida). Afinal, é para isso que ele serve: para você saber onde pisa, para você tentar perceber onde está entrando. Mas nao tente adivinhar nada, sem provas do que está observando... Nossa imaginação fértil tenta nos proteger e acaba nos privando de tudo (o bom e o ruim). Fique no controle! QUal o problema de chorar? Qual o problema de se decepcionar com alguem? Não faz parte da sua escola? O equilibrio é necessário. Se você ama sorvete de chocolate e passar a toma-lo todos os dias nas sobremesas, ele deixa de ser tão amado. Porque ele deixa de ter aquele valor intenso que tinha, porque saiu do equilibrio. 

liberte-se do sofrimento (1).jpg

POR ISSO, o psicologo ajudará seus clientes neste trajeto. As vezes, precisamos de mais/menos, ou simplesmente ver mais/ menos.

Se você percebe que está em algum destes topicos, destruindo sua vida, comece a reestrutura-la agora. Não se permita sofrer amis, alinhe novamente sua vida de acordo com seus objetivos, emoções e pessoas.

bottom of page