top of page

Tem medo de tentar e fracassar?

A maioria dos brasileiros acredita que pode dar um jeitinho e acaba fazendo de tudo (coisas que estão ligadas a tarefa e que não estão, tambem.) diante de uma tarefa. Atitudes sem planejamento, imediatistas e sem pensar ou saber no tipo de resultado que elas trarão.

Se você faz parte deste grupo, provavelmente você já se frustrou com algo que fez e deu errado. Ou seja, fez sem seguir um planejamento e quando percebeu que estava dando errado, acabou desistindo ou recomeçando de uma maneira diferente

Outra parte, a minoria, planeja o que fazer diante de uma tarefa. Mas algumas pessoas que planejam, começam a ver obstáculos neste planejamento e pensam: “será que eu consigo? / mas e se eu perder tudo?”

Se você faz parte deste, provavelmente você acabou desistindo por ficar focado no negativo ou acabou arriscando com cuidado.

Um exemplo de uma pessoa diferente destes dois grupos é Michael Jordan. O time dele confiou 26 lances finais em suas mãos, decisivos para vencerem o jogo. Todos lances arriscados por ele e frustrados. Ele perdeu 26 chances de ser considerado o herói da partida. Mesmo assim, ele continuou acreditando que um dia seria um jogador de sucesso. Ele conseguiu.

 

 

Como ele fez isso?

1º) Ele lidou com suas frustrações

2º) Ele aprendeu a arriscar.

3º) Ele eliminou sua ansiedade antecipatória.

Ele sentiu todo o pesar que uma frustração, que um medo e uma ansiedade podem causar, em cada lance perdido. Mas isso não o impediu de continuar. Ele conseguiu superar esta sensação e realizar novas tentativas.

Você gostaria de pensar como ele? Como seria se você passasse a agir como Jordan?

Isso é possível, porque a formula que Jordan usa para seguir em frente, é um padrão que as pessoas de sucesso e os otimistas utilizam.

 

A seguir, você terá informações sobre como lidar com sua frustração, ansiedade antecipatoria e medos 

COMO LIDAR COM UMA FRUSTRAÇÃO

Você adquire uma frustração quando comete um erro, uma falha no processo, que passa a ideia de “incapacidade” naquele momento. As sensações no corpo são desagradáveis. São elas e os pensamentos que as alimentam os responsáveis por barrar você na próxima tentativa. Então, você passa a deixar de tentar quando acha que não vai conseguir.

Vencer a frustração requer foco na realidade, novas tentativas mais pautadas nas possibilidades reais e todas, alinhadas com a forma que você acredita em você. “Será que eu consigo?” já demonstra que você tem duvidas sobre sua capacidade. Esta duvida, pode “boicotar” sua ação futura (mesmo planejada) e faz com que você apenas afirme no final de tudo: “no fundo, eu sabia que ia dar errado”.

Ela pode ser superada quando você passa a acreditar em você e enxergar o que deu errado na ultima tentativa, de forma madura, racional. Assim, você pode crescer, tentar novamente com foco positivo (sabe onde trabalhar e onde dará certo).

PERDENDO O MEDO DE ARRISCAR

Temos medo da perda, natural em todos os seres vivos. Ela “afirma” que somos “ruins”, que não é verdade, mas acreditamos que é assim que funciona. O medo é natural, biológico e importante para a sobrevivência. Ele impede ações “perigosas” para manutenção da espécie. O que seu organismo não descobriu, é que algumas situações ansiosas não são perigosas para a manutenção da espécie. Você deve ter o controle da situação para avaliar se realmente perderá demais ou se vale a pena arriscar. Se vale a pena arriscar, porque ficar travado?

Porque você ainda não sabe como fazer, não tem certeza de como agir. Se você descobrir o como fazer e tiver certeza que pode dar certo, seu medo diminui. Mas esta certeza, não pode ser ilusória (daquelas que queremos acreditar fielmente, apenas para continuar). Esta certeza deve ser real, ou seja, deve garantir acreditar o suficiente para seguir.

COMO LIDAR COM ANSIEDADE ANTECIPATORIA

A ansiedade antecipatória surge, quando ficamos preocupados com o que nossa imaginação está projetando. Algo que nunca aconteceu, talvez não aconteça, mas que pode acontecer. Então, já ficamos focados no negativo (o que daria de errado nas ações do planejamento ou que pode acontecer no caminho que eu não saberei por não ser vidente), o principal vilão para as nossas conquistas.  

Com um bom exercício mental, você consegue superar esta ansiedade antecipatória em qualquer ocasião: trabalho, família, social, pessoal... porque precisa apenas focar na realidade e no agora. O controle do pensamento é possível através de treino, de comando do individuo para o cérebro (na ansiedade, acontece o inverso: comando do cérebro para o individuo)

QUER APRENDER A LIDAR COM ESTES PONTOS NA PRATICA?

Nossos serviços possibilitam você se desenvolver em A terapia e o coaching pode lhe ajudar e muito. 

questões emocionais e profissionais, questões praticas de alcance de resultados. 

 

Benefícios:

Ver a realidade atual que você vive

Desenvolver-se para depois arriscar-se com mais chances de sucesso

Aprender a ver as criticas ou o passado frustrado de modo racional

Descontruir um estado negativo de humor (triste, ansioso, frustrado) para um estado positivo de humor (vencedor, focado, disposto a tentar).

Analisar situações de forma ampla e abrangente

Tomar decisões de forma consciente

bottom of page